NONAGON

NONAGON_STARTUP

Custo Total Elegível: 17.424,22
Apoio Comunitário: 14.810,59€

Designação do projeto: Startup Weekend Azores 2016

Entidade Beneficiária: Associação NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel

EIXO 3 – COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS REGIONAIS

Objetivo Específico 3.1.1 – Promover o empreendedorismo qualificado e criativo, enquanto potencial de inovação e regeneração dos tecidos económicos setoriais e regionais.

Objetivo: Este projeto foi promovido pela Associação Nonagon, em protocolo com a Startup Weekend internacional, parceiro Google for Entrepeneurs, no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel. É uma iniciativa que se enquadra no Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo. O Nonagon configura-se como uma aposta forte na promoção e facilitação do nascimento de empresas, através da Incubadora Go-ON e parcerias internacionais. O Startup Weekend Azores, inserido na fase Lead Generation do Programa Go-ON, é dirigido a jovens e potenciais empreendedores/empreendedores em incubadoras, visando fomentar o espírito empreendedor, inovação, networking, coaching, incentivando o surgimento de ideias inovadoras, considerando os fatores diferenciadores e críticos de competitividade da Região Autónoma dos Açores. O Startup Weekend Azores 2016 foi uma iniciativa que consistiu num fim-de-semana de 54h, fomentando a interação e participação ativa dos destinatários num ambiente dinâmico e aberto de partilha, maturação e validação de ideias/projetos para criação de startups.

Finalidade: Enquadra-se nas políticas e ações de fomento ao empreendedorismo, coadunando-se com o Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo e algumas prioridades da RIS3. Visa contribuir para a promoção de uma cultura empreendedora e inovadora(mitigando a aversão ao risco)e de um ecossistema favorável ao empreendedorismo; promover a orientação para inovação e criatividade dos jovens empreendedores, fomentando o empreendedorismo qualificado e criativo; fomentar sinergias entre empreendedores/Nonagon/incubadora/Rede Prestige/Outros; diversificar serviços/ações de aconselhamento/mentoring a empreendedores e difundir a transformação de conhecimentos e know-how e propiciar networking, apoio e acesso a mentoring; sensibilizar para fatores diferenciadores e críticos de competitividade da Região Autónoma dos Açores e para tecnologia(key enabler); criação de startups e próprio emprego; divulgar mecanismos de financiamento.

Projeto cofinanciado:

barra-de-assinatura-AÇORES-2020-FEDER_SET2016