AVISO Nº ACORES-52-2016-32

Reforçar a capacitação empresarial visando a abertura das empresas regionais aos mercados exteriores

FEDER
  • INÍCIO - 2016-11-24
  • FIM - 2017-11-30

As características específicas da realidade do arquipélago dos Açores influenciam a atividade exportadora, devido aos elevados custos de contexto induzidos pela sua posição ultraperiférica, ao défice de acessibilidades que é fruto da fragmentação do território, à exiguidade do mercado regional, à ausência ou insuficiência de diversificação económica e às dificuldades acrescidas de retenção e atração de capital humano qualificado.

A superação destes constrangimentos passará, também, pelo conhecimento dos mercados, pelo desenvolvimento e promoção internacional de marcas, pela promoção e marketing e pela prospeção e presença em mercado exteriores. Importa ainda promover uma aposta efetiva na qualidade dos produtos e dos serviços e na consequente certificação de qualidade e apostar de forma contínua na produtividade e competitividade. A promoção e divulgação turística orientada para os potenciais mercados externos emissores de visitantes constituem, em paralelo, iniciativas geradoras de uma maior abertura ao exterior e de captação de fluxos turísticos para a Região.

As tipologias a apoiar assumem a caraterística de “Ações Coletivas”, em torno de ações orientadas para o interesse geral, cujo resultado esperado visa a reorientação da economia dos Açores para produtos e serviços transacionáveis, bem como o aumento da notoriedade do “destino Açores”, nos mercados internacionais geradores de fluxos turísticos, e da “Marca Açores” enquanto potenciadora do aumento da intensidade exportadora das empresas regionais e diversificação da economia do arquipélago.