AVISO Nº ACORES-06-2017-13

Concurso para a apresentação de candidaturas - Promover a mobilidade urbana sustentável

FEDER
  • INÍCIO - 2017-07-05
  • FIM - 2018-10-30

Na Região Autónoma dos Açores o setor dos transportes é um dos maiores consumidores de recursos energéticos de origem fóssil. Este facto concorre para significativos valores nas emissões de carbono, com destaque para os transportes rodoviários, com implicações na qualidade ambiental – pelo que é o setor onde se podem gerar efetivas poupanças na utilização dos combustíveis e demais derivados do petróleo.

Tendo esta situação de partida como referência, e em linha com a estratégia Europa 2020, será apoiada a diversificação energética na utilização de combustíveis no setor dos transportes e apoiadas iniciativas que visem aumentar a eficiência, promovendo-se a transição para tecnologias mais sustentáveis e eficientes.

A aposta na diversificação energética inclui a implementação de diversas medidas, incluindo a criação de infraestruturas de abastecimento energético para viaturas elétricas, através da instalação de uma rede pública de pontos de carregamento elétrico, em locais centrais em cada uma das ilhas.

A meta definida no programa operacional para o número de postos de carregamento da rede de mobilidade elétrica é de 13 unidades distribuídas pelas ilhas, mas que será colocada como limiar mínimo de aceitação de candidatura, sendo desejável que a proposta que venha a ser submetida neste concurso exceda este limiar.

Por outro lado, interessa também promover a mobilidade elétrica, através do lançamento de medidas e ações que visam o planeamento, a sensibilização e a divulgação.

Os projetos a considerar neste objetivo específico terão de estar devidamente alinhados com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Região Autónoma dos Açores e de acordo com as metas comunitárias de integração de energia renovável nos transportes, através de estratégias integradas de mobilidade sustentável.