Aviso Nº ACORES-06-2019-13

Aviso para Apresentação de Candidatura - Promover a mobilidade urbana sustentável

FEDER
  • INÍCIO - 2019-05-13
  • FIM - 2019-12-31

Na Região Autónoma dos Açores o setor dos transportes é um dos maiores consumidores de recursos energéticos de origem fóssil. Este facto concorre para significativos valores nas emissões de carbono, com destaque para os transportes rodoviários, com implicações na qualidade ambiental – pelo que é o setor onde se podem gerar efetivas poupanças na utilização dos combustíveis e demais derivados do petróleo.
Tendo esta situação de partida como referência, e em linha com a estratégia Europa 2020, será apoiada a diversificação energética na utilização de combustíveis no setor dos transportes e apoiadas iniciativas que visem aumentar a eficiência, promovendo-se a transição para tecnologias mais sustentáveis e eficientes.
A aposta em modos suaves de transporte afigura-se como uma das vias para a diminuição do carbono na circulação nos aglomerados urbanos, introduzindo as bicicletas como alternativa de deslocação segura e eficiente nesses centros, utilizando corredores próprios, perfeitamente identificados.