AVISO Nº ACORES-45-2017-12

Convite para Apresentação de Candidaturas - Aumentar a produção científica de qualidade e orientada para a especialização inteligente

FEDER
  • INÍCIO - 2017-07-05
  • FIM - 2017-10-04

O aumento da capacidade de I&D regional assentará essencialmente em ativos territoriais, materiais e imateriais, e em setores onde se pode construir vantagens comparativas e mais suscetíveis de gerar atividades de inovação, melhorando os processos de transferência tecnológica, dinamizando as redes de cooperação inter-regional e investindo em infraestruturas e equipamentos adaptados à dimensão regional, de modo a criar um ambiente favorável ao processo de inovação.

Os Açores possuem no seu território redes de aquisição de dados, de base terrestre, marítima e especial, com diferentes origens e que servem diferentes sistemas, em especial os orientados para a monotorização de variáveis naturais que alimentam sistemas de comando e de apoio à decisão de diferente natureza e com vários intervenientes, tipicamente em contexto real e em direto. Por outro lado, apesar do investimento realizado ao longo dos últimos anos, a capacidade instalada nos Açores carece de ser reforçada e melhor utilizada em função das prioridades estabelecidas, em particular nas definidas na estratégia de especialização inteligente.

Como é do conhecimento generalizado, estudos internacionais evidenciam os impactos que as catástrofes naturais têm nas atividades económicas. As perdas e danos provocados na natureza e nas infraestruturas físicas, assim como o reflexo das catástrofes no indivíduo e nas sociedades, afeta profundamente o fluxo turístico, as cadeias de produção e distribuição de produtos, e a oferta de bens e serviços, colocando em causa o desenvolvimento socioeconómico das regiões e dos Estados. Neste contexto, o turismo, a agricultura e as atividades marítimas, áreas estratégicas para o desenvolvimento económico dos Açores, definidas na RIS3, são dos setores mais ameaçados pelos fenómenos naturais que atingem recorrentemente a Região. O arquipélago dos Açores, situado em pleno Oceano Atlântico e num enquadramento geodinâmico muito particular, encontra-se sujeito a perigos naturais de natureza diversa, incluindo os perigos meteorológicos e geológicos, entre outros.

Deste modo, a forma mais eficaz de dar uma maior utilidade aos dados existentes e orienta-los para os processos de tomada de decisão nas áreas RIS3 – Agricultura e Agroindústria, Mar e Pescas, e Turismo -, é dotar os Açores de um centro de computação cognitiva que, a partir de desenvolvimentos específicos, consiga processar e analisar as recolhas existentes. Considera-se, pois, que a aplicação da computação cognitiva ao estudo do impacto económico de catástrofes naturais, designadamente ao nível do turismo, da agricultura e da economia do mar, constitui o melhor campo de ensaio para a introdução na Região Autónoma dos Açores de uma das mais avançadas ferramentas tecnológicas computacionais existente, a qual será, desde logo, decisiva para o incremento da capacidade de previsão, a preparação da resposta a eventos naturais extremos e a definição de planos estratégicos para a sustentabilidade socioeconómica.

O presente convite à Universidade dos Açores, enquanto entidade do Sistema Cientifico e Tecnológico dos Açores, fundamenta-se na existência dos seus centros de competências nas áreas acima mencionadas, constituindo-se como a única entidade nos Açores capaz de, por um lado, potenciar os dados existentes e, por outro, instalar a capacidade de desenvolvimento necessária para a correta utilização dos recursos de um centro de computação cognitiva.