Aviso Nº ACORES-45-2019-58

Convite para Apresentação de Candidaturas - Aumentar a produção científica de qualidade e orientada para a especialização inteligente

FEDER
  • INÍCIO - 2019-12-12
  • FIM - 2020-02-07

A construção de sociedades baseadas no conhecimento requer uma aposta política clara na centralidade conferida ao conhecimento na formulação das políticas públicas. Apostar no conhecimento significa estimular as instituições no sentido da abertura efetiva do acesso à educação, à formação, à cultura e ao conhecimento, incluindo a prática sistemática de atividades de investigação científica de qualidade.
O Plano Nacional de Reformas (PNR) 2016-2020 estabelece como um dos seus pilares a promoção da inovação na economia portuguesa – “Mais conhecimento, mais inovação, mais competitividade”. Neste âmbito, a capacitação das instituições científicas e tecnológicas tem, como ponto de partida, a definição de agendas e programas de investigação e inovação concertados entre as universidades, os politécnicos e o tecido produtivo, com as empresas, em particular.
A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, aprovada na Cimeira da Organização das Nações Unidas a 25 de setembro de 2015, tendo entrado em vigor em 2016, é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a alcançar até 2030 por todos os 193 países, e está ancorada numa bateria com mais de 200 indicadores que permitem monitorizar o respetivo progresso de cada país.
O desenvolvimento sustentável está na essência do projeto europeu, com os vários Tratados da UE a reconhecerem a importância de abordar conjuntamente as dimensões económica, social e ambiental.