Aviso Nº ACORES-52-2019-28

Convite para Apresentação de Candidaturas - Reforçar a capacitação empresarial visando a abertura das empresas regionais aos mercados exteriores

FEDER
  • INÍCIO - 2019-06-18
  • FIM - 2019-08-30

O tecido empresarial regional do artesanato é fragmentado e formado por empresas de muito pequena dimensão, com baixos níveis de competitividade, produções de baixo valor acrescentado, direcionadas para o mercado interno e reduzida capacidade para alavancar processos de internacionalização.
A melhoria da competitividade das empresas artesanais regionais pressupõe a dinamização de atividades alicerçadas na valorização económica de produtos endógenos e inovadores, visando potenciar a melhoria das condições em matéria de internacionalização, como o conhecimento e acesso a mercados ou a promoção da visibilidade e do reconhecimento internacional do valor dos produtos e dos serviços regionais.
Importa, pois prosseguir a internacionalização de produtos artesanais dos Açores, através de ações de internacionalização, da prospeção e consolidação de novos mercados e clientes, sobretudo no que diz respeito aos produtos endógenos, sustentáveis e com carácter inovador, domínios onde as empresas artesanais poderão vir a constituir uma referência internacional.
Complementarmente, há que desenvolver estratégias de marketing e comunicação, que vinculem a Região a uma imagem de competitividade e mais-valia ambiental, conquistando o mercado exterior com o objetivo de obter o reconhecimento internacional. Promover a difusão de produtos tradicionais açorianos, contribuindo não só através da comercialização de produtos 100% açorianos, mas também proporcionando a atração turística pela cultura e simbologia tradicionais.
Os resultados esperados visam o reforço da capacidade empresarial para reorientar a produção económica regional para produtos e serviços transacionáveis.