Aviso Nº ACORES-53-2018-21

Convite para Apresentação de Candidaturas - Reforçar a capacitação empresarial das empresas regionais para a competitividade

FEDER
  • INÍCIO - 2018-10-16
  • FIM - 2018-10-31

De acordo com a Carta Regional de Competitividade da Região Autónoma dos Açores, os diagnósticos realizados ao tecido empresarial açoriano revelam fragilidades no domínio das práticas de gestão e na capacitação dos empresários regionais face a um contexto de globalização económica cada vez mais presente e uma baixa produtividade das empresas regionais, reforçando assim algumas das recomendações já elaboradas anteriormente, designadamente a necessidade da aposta na cooperação interempresarial e interinstitucional.
Pretende-se reforçar e alargar a carteira de atividades e produtos transacionáveis, tendo em vista um melhor posicionamento no contexto nacional e internacional e, consequentemente, a criação de riqueza, concomitante com um forte incremento da produtividade e criação de empregos.
Nesse sentido, têm vindo a ser desenvolvidos planos de capacitação empresarial para o acesso e consolidação de novos mercados, em cooperação com as associações representativas dos agentes económicos, envolvendo a realização de feiras e exposições dirigidas aos empresários e produtos regionais, e a dinamização de um conjunto diversificado de iniciativas de divulgação das potencialidades económicas da Região, das suas vantagens competitivas e da notoriedade dos Açores.
A necessidade de uma maior integração de esforços e de concentração dos meios, orientada para os nichos de mercado onde a produção regional de bens e serviços adquire vantagens competitivas, impõe que as operações a desenvolver corporizem uma montagem institucional assente em acordos de parceria estabelecidos com as autoridades regionais responsáveis pela prossecução de políticas públicas de carácter empresarial, no domínio da internacionalização.
Os resultados esperados visam o reforço da capacidade empresarial tendo em vista uma aposta renovada na qualidade e diferenciação de alguns produtos, especialmente os baseados nos recursos naturais da Região (produtos alimentares, produtos turísticos, produtos associados à exploração do recurso marinho, produtos locais diversificados com elevado aumento na cadeia de valor), associando, de forma inteligente, inovação e tradição e complementarmente, desenvolver estratégias de marketing e comunicação, que vinculem a Região a uma imagem de competitividade e mais-valia ambiental.