Aviso Nº ACORES-57-2015-15
Aumentar os fluxos e os movimentos de mercadorias e passageiros, utilizando o sistema aéreo e marítimo
- INÍCIO - 2015-03-23
- FIM - 2018-12-31
Nos Açores, enquanto região ultraperiférica e arquipelágica, o transporte aéreo é o único modo de transporte que permite uma mobilidade de passageiros entre as ilhas dos Açores, de forma regular/diária. Nos últimos anos, desenvolveu-se um programa de investimento nos aeródromos/ aeroportos regionais, infraestruturas públicas, geridas pelo setor público regional, cujas intervenções foram financiadas por fundos comunitários e por recursos públicos regionais Estes investimentos tiveram como objetivo final que toda a operação aeroportuária inter-ilhas, se desenvolva em condições de segurança, tanto na vertente “safety” como na “security”.
A evolução verificada ao nível das normas de segurança aérea internacionais, cada vez mais exigentes, impõe a existência de diversas infraestruturas e equipamentos nos aeródromos que garantem a segurança da operacionalidade dos mesmos.
As necessidades para colmatar as atuais falhas para um serviço de transporte aéreo inter-ilhas com níveis aceitáveis de segurança na operação aérea, implicam ainda intervenções em algumas das infraestruturas aeroportuárias, a fim de promover a mobilidade regional sustentável.