Ações que promovam uma Administração Inteligente, por via de investimentos em equipamentos e desenvolvimento de software (exemplos):
– Projetos de disponibilização de serviços online; projetos de desmaterialização e reengenharia de processos de front-office e back-office; desenvolvimento de plataformas e-citizen; criação de serviços da administração na nuvem (Cloud); aumento da eficiência na gestão e níveis de desempenho dos sistemas de armazenamento de dados;
– Projetos de modernização administrativa resultantes de ações financiadas no âmbito da prioridade de investimento 11.1 e que originem a melhoria ou mudança organizacional na administração regional e local.
Ações que fomentem a procura e utilização das TIC, por via de investimentos em infraestruturas, equipamentos e desenvolvimento de software:
– Projetos de disponibilização de serviços públicos integrados ao cidadão e de atendimento aos empresários (RIAC, “Gabinete de Empresa” e “Loja de Exportação”);
– Programa TIC para Tod@s;
– Açores transversais de sensibilização e informação para o uso dos serviços públicos digitalizados, por parte dos cidadãos e das empresas.
A integração plena dos cidadãos, o incremento da qualidade de vida e a melhoria substancial das relações entre a administração, os cidadãos e os agentes económicos, através do fomento da procura e utilização intensiva das TIC, otimizando, assim, a exploração e utilização da infraestrutura de comunicações em banda larga anteriormente construída na Região.
Indivíduos com idade entre os 16 e os 74 anos que preencheram e enviaram pela internet impressos ou formulários oficiais nos últimos 12 meses no total de indivíduos
– Situação de partida: 20,4% (2013)
– Valor- alvo: 50-60% (2023)