AVISO Nº ACORES-14-2016-07

Património Cultural

FEDER
  • INÍCIO - 2016-06-02
  • FIM - 2018-12-31

1. Objetivos

O património cultural apresenta um valor que se expande muito além do identitário e simbólico. Constitui um recurso de elevado valor e potencial para a economia, pelos efeitos diretos, em virtude da sua capacidade de criar riqueza e emprego, mas também efeitos multiplicadores indiretos que gera nos territórios.
O património constitui-se como marca única de um passado, que está presente, que poderá ser gerador de economia e turismo. Nos Açores a ligação da Cultura ao Turismo e ao Ambiente surge de forma natural, embora seja necessário a consolidação da rede regional de equipamentos culturais, implicando a correção das lacunas que ainda existam.
O património cultural dos Açores apresenta condições particulares para enformar diversos produtos turísticos, dada a relevante projeção e notoriedade nacional e internacional.
Os resultados a alcançar com a intervenção no património cultural situado nas diversas ilhas derivam de uma estratégia em prestigiar e qualificar os fatores distintivos regionais e locais, aproveitando e majorando as suas características singulares, de modo a que a imagem que turistas e visitantes, nacionais e estrangeiros, associam ao Arquipélago e à sua beleza, riqueza e diversidade cultural saia reforçada, enquanto território de excelência para a visitação e estada.

2. Beneficiários

A entidade beneficiária do presente Convite é o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura – Direção Regional da Cultura, entidade pública responsável pela execução da política regional nos domínios da defesa e valorização do património arquitetónico e cultural.

3. Tipologia das operações

As infraestruturas culturais enquadradas no exercício de mapeamento aceite pela Comissão Europeia.