Aviso Nº ACORES-10-2019-32

Convite para Apresentação de Candidaturas - Aumentar a capacidade de resiliência a situações de catástrofes

FEDER
  • INÍCIO - 2019-07-03
  • FIM - 2020-06-30

Os Açores encontram-se expostos a um conjunto diverso de riscos naturais, tecnológicos e ambientais. A ocorrência de sismos e de movimentos de massa, mas também a erosão do litoral, as cheias e inundações são alguns dos riscos naturais com maior relevância na Região.
A prevenção de riscos coletivos resultantes de situações de catástrofe, a atenuação dos seus efeitos, a proteção e o socorro das pessoas e dos bens em perigo, constituem, cada vez mais, prioridades de intervenção para a administração regional. As características geográficas dos Açores obrigam à criação e manutenção de sistemas complexos e dispendiosos de prevenção e combate a riscos naturais e ao progressivo enraizamento de uma cultura de prevenção e de segurança.
De modo a maximizar a eficácia e eficiência da ação concertada dos agentes de proteção civil e organismos e entidades de apoio em caso de acidente grave ou catástrofe, o Programa Operacional para os Açores 2020 prevê o apoio a ações que se consideram estruturantes para a concretização do objetivo específico e que se centram, na abordagem de riscos específicos para a proteção de pessoas e bens nos sistemas de proteção civil, nas quais se incluem as intervenções ao nível das infraestruturas do sistema de proteção civil, que apresentam um efeito benéfico transversal a vários tipos de eventos.
O resultado esperado será a diminuição dos efeitos decorrentes das alterações climáticas e melhor capacidade de resposta às intempéries e outros fenómenos que assolam a Região.