Aviso Nº ACORES-42-2022-09

Convite para Apresentação de Candidaturas - Melhorar o acesso à saúde e aos serviços sociais

FEDER
  • INÍCIO - 2022-08-19
  • FIM - 2022-11-30

O Serviço Regional de Saúde dos Açores é composto por um conjunto articulado e coordenado de entidades prestadoras de cuidados de saúde, apoiando-se na existência de 3 hospitais, um por cada grupo de ilhas e uma rede de 18 centros de saúde de base concelhia, cerca de 4 dezenas de postos de enfermagem e 1 centro de oncologia.
O envelhecimento da população e as novas tendências sociais e evoluções tecnológicas têm vindo a contribuir para uma expansão na procura de serviços de saúde.
De modo a adequar as atuais instalações às novas exigências, há necessidade de investir ao nível das infraestruturas e dos equipamentos, proporcionando melhores condições na provisão dos serviços de saúde, reduzindo as desigualdades no acesso à saúde. Em paralelo, será promovida uma adequada atualização de equipamentos, para uma mais eficiente prestação dos serviços aos utentes, afetando-os de acordo com a carteira de serviços de cada unidade de saúde e o modelo de referenciação global estabelecido.
O resultado esperado das intervenções a apoiar visa proporcionar melhores condições na provisão dos serviços de saúde, reduzindo as desigualdades no acesso à saúde e maior eficiência na prestação de serviços aos utentes.