AVISO Nº ACORES-75-2016-05

Completar a rede pública de ensino da Região

FEDER
  • INÍCIO - 2016-05-06
  • FIM - 2016-11-07

1. Objetivos
A rede de escolas profissionais dos Açores evidenciava uma falha importante, derivada de não haver um estabelecimento de ensino vocacionado para as profissões ligadas às atividades marítimas.
Sendo os Açores um arquipélago com uma extensa zona económica exclusiva associada ao território insular, em que os transportes marítimos desempenham funções fulcrais na movimentação das pessoas e das mercadorias e em que a atividade piscatória constitui um dos pilares da base económica regional, com este projeto é preenchida uma lacuna, no sentido de oferta de ensino e de conhecimento nas áreas profissionais ligadas ao mar.
Está prevista a adaptação de um espaço para criação de novo equipamento de ensino profissional através da adaptação de edifício existente para instalação e equipamento da Escola do Mar dos Açores, pelo reconhecimento do potencial socioeconómico das atividades marítimas e marinhas, transversal nas políticas europeias, nacionais e, naturalmente, regionais.

2. Beneficiário
A entidade beneficiária do presente Convite é o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia – Direção Regional dos Assuntos do Mar.

3. Tipologia das operações
É elegível a seguinte tipologia de operação:
Instalação e equipamento da Escola do Mar dos Açores, operação identificada no texto do PO AÇORES 2020 e devidamente enquadrada no mapeamento respetivo.