Apresentação do Programa Regional para as Alterações Climáticas
2017-11-07

No próximo dia 16 de novembro, realiza-se pelas 15 horas no Laboratório Regional de Engenharia, a apresentação do Programa Regional para as Alterações Climáticas (PRAC), projeto cofinanciado pelo PO AÇORES 2020.

O PRAC vem operacionalizar a implementação da Estratégia Regional para as Alterações Climáticas, que visa fazer face a esta problemática, identificada como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade, e em particular, a Região Autónoma dos Açores, devido à sua elevada vulnerabilidade a estas alterações.

O PRAC constitui-se como um programa territorial com foco na mitigação e adaptação às alterações climáticas. A sua elaboração inclui duas vertentes, uma relativa às emissões e mitigação e outra relativa aos impactes e adaptação, o que permitirá dotar a Região do conhecimento específico das emissões de poluentes atmosféricos, através da elaboração do Inventário Regional de Emissões por Fontes e Remoção por Sumidouros de Poluentes Atmosféricos (IRERPA). Serão ainda identificadas e quantificadas as oportunidades de redução de emissões, através da identificação de medidas de mitigação.

Em matéria de impactes e adaptação, pretende-se efetuar uma análise climática da Região através da elaboração de cenários e projeções climáticas no horizonte de 2030 e 2050 e elaborar o estudo detalhado sobre as vulnerabilidades e resposta para as alterações climáticas nos diversos setores do Arquipélago. Para isso serão definidas medidas de adaptação e implementadas ações que reduzam a vulnerabilidade e exposição aos riscos climáticos, aumentem a resistência a eventos meteorológicos extremos e/ou melhorem a capacidade de resposta em situação de emergência.