Centro de Saúde de Ponta Delgada
2016-04-19

FEDER

CONSTRUÇÃO DO NOVO CENTRO DE SAÚDE DE PONTA DELGADA

Custo Total Elegível: 18.376.920,00€

Fundos Comunitários: 15.620.382,00€

 

EIXO 9 – INCLUSÃO SOCIAL E COMBATE À POBREZA

Objetivo Especifico 9.7.1 – Melhorar o acesso à saúde e aos serviços sociais, diversificando a oferta de serviços e apoiando a transição dos cuidados institucionais para os cuidados de proximidade que ajudam a aceder a uma vida independente e integrada na comunidade

Objetivo: Maior qualidade do serviço prestado ao utente

A construção do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, proporciona a agregação num só edifício de todas as valências do Centro de Saúde que se encontravam espalhadas por diversos edifícios. A centralização de meios e recursos proporciona um aumento da eficácia dos serviços e uma maior cobertura dos cuidados de saúde prestados a cerca de 50 mil utentes.

O novo espaço, com uma área de construção de 10 mil metros quadrados, está implantado em terrenos junto ao Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, o que permite uma interação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares. É um edifício adaptado à prestação de cuidados de saúde modernos, caracterizados por uma componente tecnológica. Os serviços prestados contemplam a Medicina Geral e Familiar – Saúde Materna, Infantil e Escolar, os cuidados de Saúde Oral, a Promoção da Saúde, o Apoio Psicológico e Social e a Reabilitação.

Resultado Esperado: Melhoria das condições na prestação dos serviço de saúde, reduzindo as desigualdades no acesso à saúde, com especial atenção para os grupos marginalizados e as pessoas em risco de pobreza.

Projeto cofinanciado: