O INVESTIMENTO PRIVADO E A ÁREA DO AMBIENTE FORAM OS SECTORES MAIS BENEFICIADOS COM A REPROGRAMAÇÃO DO PO AÇORES 2020
2018-12-14

A Comissária Europeia da Política Regional, Corina Cretu, anunciou hoje, a aprovação dos Programas Operacionais do Portugal 2020, no qual se inclui o PO AÇORES 2020.

Esta reprogramação veio dotar os setores estratégicos com reforço financeiro que irá permitir aumentar o desenvolvimentos destas áreas.

No caso das empresas, a alocação de mais recursos financeiros são direcionais para os sistemas de apoio e para investimentos de externalidades para as empresas, incluindo a promoção e divulgação dos Açores nos mercados externos.

A alocação de mais recursos também é dirigida para investimentos ao nível das infraestruturas básicas de saneamento, reabilitação urbana, património natural e cultural e também para a prevenção e gestão de riscos ambientais, designadamente ao nível da prevenção da orla costeira e da regularização da rede hidrográfica da Região.

Esta reprogramação orienta também recursos financeiros adicionais para o que se designa de valorização do Capital Humano, ou seja, para a formação profissional e para os processos de aprendizagem ao longo da vida.

O movimento financeiro global de reforço dessas áreas estratégicas de desenvolvimento regional, atinge cerca de 50M€, os quais são provenientes de ajustamentos existentes no quadro financeiro global que permitiram a origem de fundos para os reforços propostos, já aprovado pela Comissão Europeia.

Conforme a Comissária, Corina Cretu, reforçou no “Anúncio de aprovação da Reprogramação do PT 2020”, que contou com a presença do Primeiro Ministro António Costa, vários Ministros e Secretário de Estado do Governo da República e Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais, este processo de Reprogramação culminou num processo intenso de negociação entre os responsáveis pela gestão operacional dos Programas e os serviços da Comissão Europeia, onde pontuou o espírito de colaboração entre estas entidades.