Assinatura dos Contratos de Financiamento dos Instrumentos Financeiros de Apoio ao Investimento Privado
2017-03-09

FEDER

No âmbito do previsto no Programa Operacional dos Açores 2020, a Autoridade de Gestão do programa, representada pelo Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, a Sociedade de Desenvolvimento Económico dos Açores, representada pelo seu Presidente do Conselho de Administração, assinaram diversos acordos de financiamento com a Instituição Financeira de Desenvolvimento, representada pelos Presidente da Comissão Executiva e Administrador Executivo, relativos a um conjunto diversificado, mas devidamente estruturado, de instrumentos financeiros de apoio ao investimento, que serão financiados pelo fundo comunitário FEDER.

Com estes acordos, num prazo relativamente curto, o Governo dos Açores garante a disponibilidade de instrumentos financeiros que vêm reforçar e complementar as medidas de política pública orientadas para o apoio e dinamização do investimento privado na Região.

Deste conjunto de instrumentos financeiros, e no que concerne aos instrumentos de capital e quase capital, destaca-se uma Linha de Financiamento a Entidades Veículo de Business Angels, para que as empresas possam aceder a meios financeiros, técnicos e de mentoria necessários para o desenvolvimento e implementação das suas estratégias de inovação, de crescimento e de internacionalização. Outro instrumento estará dirigido para a criação ou reforço de Fundos de Capital de Risco que venham a investir em projetos empresariais em fase de arranque ou de expansão.

Ainda neste âmbito, está também prevista a implementação de uma Linha de Financiamento a Operações de Capital Reversível para o cofinanciamento de operações de capital reversível que venham a investir em projetos empresariais de expansão. Estes investimentos focam-se em particular nas PME maduras e destinam-se a dotá-las de meios financeiros necessários para o desenvolvimento e implementação das suas estratégias de inovação, de crescimento e de internacionalização.

Serão também desenvolvidos Instrumentos Financeiros de dívida garantia, por via de Linhas de Crédito com Garantia Mútua em que os apoios serão efetuados através da concessão de garantias às Sociedades de Garantia Mútua, que por sua vez garantirão os empréstimos e financiamentos bancários às empresas.