PO AÇORES 2020 apoia o maior projeto de armazenamento de eletricidade em Portugal
2020-07-22

O PO AÇORES 2020 cofinancia a aquisição de um inovador sistema de baterias para a ilha Terceira com 24MW.

A Eletricidade dos Açores (EDA) assinou a 10 de julho um contrato de €13,7 milhões com a Siemens e a Fluence Energy (detida pela Siemens e pela AES) para a instalação de um sistema de baterias e respetiva manutenção por 10 anos, naquilo que é o maior projeto de armazenagem deste género já feito em Portugal.

O contrato contempla o fornecimento de 24 módulos de baterias, com uma potência total de 24 megawatts (MW) e uma capacidade de armazenamento de 16 megawatts hora (MWh), que seria o suficiente para cobrir o consumo médio diário de mais de 2600 famílias portuguesas. É um importante passo no caminho da autonomia energética da ilha Terceira.

O projeto inclui ainda um sofisticado sistema de gestão de microrede, que será pioneiro em Portugal, e que permite monitorizar, em tempo real, toda a infraestrutura e prever o consumo e a produção de energia para várias horas/dias com base em previsões meteorológicas. Isto irá permitir definir uma estratégia ótima de operação, com o objetivo de maximizar a integração de energias renováveis e recursos endógenos, nomeadamente eólica e geotérmica, mas tendo igualmente em consideração a necessidade de manter o abastecimento de energia na ilha com os mais elevados padrões de qualidade, fiabilidade e continuidade do serviço.

Este sistema de baterias permite absorver e armazenar o excesso de produção de energia renovável e de devolvê-la à rede quando necessário, como em períodos em que existam picos de consumo ou quebras na produção.

O projeto ficará pronto no final do próximo ano.

 

\Expresso Economia