PO AÇORES 2020 – Mais dois investimentos privados apoiados no âmbito da Investigação e Desenvolvimento
2018-09-13

Basalt Waste Composite” e “Fibras de Conteira e Valorização de Produtos Endógenos” são os dois mais recentes projetos aprovados no âmbito de medida especifica prevista no Programa Operacional do Açores 2020, cujo o objetivo principal é fomentar as iniciativas de investigação & desenvolvimento de contexto empresarial, reforçando parcerias e a ligação das empresas regionais aos centros de I&D e ao ensino superior.

São projetos de investimento privado diferenciados, que concorrem a apoio financeiro direto do PO AÇORES 2020, fora do quadro habitual dos apoios previstos nos sistemas de incentivos de base regional, o COMPETIR +., em que o fator inovação, ou desenvolvimento de novos produtos com potencial de mercado, envolvem algum risco pela novidade.

O Basalt Waste Composite relaciona-se com o desenvolvimento de Eco Compósitos reforçados por resíduos de basalto, para componentes de arquitetura interior. O “Fibras de Conteira” pretende criar biocompósitos substitutos dos plásticos, na criação de artigos de uso diário e embalagens, a partir do processamento de folhas, funcionalização de caules/fibras naturais de conteira, que é uma espécie invasora na Região.

Com estas duas novas candidaturas, o investimento privado total elegível ao PO AÇORES 2020 no âmbito de projetos empresariais de base tecnológica, atinge cerca de 2 milhões de euros, num total de 9 candidaturas já aprovadas.