RegioStars 2016
2016-02-09

O objetivo dos prémios RegioStars é identificar boas práticas em matéria de desenvolvimento regional e evidenciar projetos originais e inovadores, suscetíveis de inspirar outras regiões.

As cinco categorias de prémios são as seguintes:

Cat. 1 CRESCIMENTO INTELIGENTE: As novas oportunidades da economia mundial.

Cat. 2 CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL: Economia circular.

Cat. 3 CRESCIMENTO INCLUSIVO: A integração — criação de comunidades inclusivas e multiculturais.

Cat. 4 CITYSTAR: Soluções inovadoras para um desenvolvimento urbano sustentável.

Cat. 5 GESTÃO EFICIENTE: Fazer uma diferença gerindo de forma diferente.

Depois de selecionados por um júri independente, representantes dos projetos finalistas serão convidados a participar na cerimónia de entrega dos prémios, onde receberão um certificado e uma medalha conferidos pela Comissária Europeia para a política regional, Corina Creţu, e pelo presidente do júri do concurso “RegioStars”. Este ano, a cerimónia de entrega dos prémios “RegioStars” terá lugar em Bruxelas na terça-feira, 11 outubro de 2016, durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades.

Os projetos serão igualmente incluídos numa brochura, publicada pela Comissão Europeia, bem como na base de dados em linha de boas práticas no sítio Web “Inforegio”. Um curto vídeo de cada projeto vencedor será publicado em linha, no quadro duma campanha de promoção nos media sociais.

As candidaturas podem ser submetidas pela autoridade de gestão, ou pelo gestor do projeto, em acordo com autoridade de gestão competente. Para ajudar a preparação das candidaturas, está disponível um modelo do formulário em formato Word. As candidaturas devem ser submetidas diretamente através do formulário disponível em linha na plataforma “RegioStars”, acessível a partir de 15 de fevereiro até 15 de abril : http://ec.europa.eu/regional_policy/en/regio-stars-awards/?

De preferência, as candidaturas devem ser fornecidas em inglês, mas podem também ser submetidas em francês ou alemão, se necessário.

Para outras questões, contacte a DG REGIO através do endereço eletrónico [email protected].

Redes sociais:

@ EU_Regional # RegioStars

Semana Europeia das Regiões e Cidades da UE #EUWRC