Seminário – Do PROCONVERGENCIA ao AÇORES 2020
2015-12-02

FEDER

O Grande Evento PROCONVERGENCIA 2015 “Do PROCONVERGENCIA ao AÇORES 2020 – Projeção no futuro de resultados” decorreu no Pavilhão das Portas do Mar, na ilha de São Miguel, no dia 2 de dezembro de 2015, onde assistiram mais de 120 pessoas.

Este seminário sinalizou o fecho muito próximo do Programa Operacional PROCONVERGENCIA, comparticipado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O tema proposto referia-se a experiências do passado, as boas práticas e a projeção no futuro, fazendo-se uma ponte para o atual período de programação 2014-2020.

O Vice-Presidente do Governo fez a abertura do seminário, seguindo-se a apresentação de resultados pelo Gestor do PROCONVERGENCIA, Rui Amann. O Vice-Presidente da Agência para a Coesão, Duarte Rodrigues, abordou a temática sobre a política de coesão. O painel sobre a inovação e a transferência de conhecimento foi efetuada pelo diretor científico do INOVA, João Carlos Nunes, e pelo diretor regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro. Por último, foram apresentadas boas práticas de inovação empresarial financiadas pelo PROCONVERGENCIA, como o leite de burra da empresa Asinus Atlanticus, o Eco Resort de Santa Bárbara e o Com Certeza Gourmet.

Na assistência estavam representantes da DG REGIO Comissão Europeia, responsáveis pela coordenação nacional dos fundos estruturais, departamentos públicos regionais, empresas públicas, empresas privadas, associações, cidadãos, etc.

 

APRESENTAÇÕES

Os Resultados do Programa Operacional PROCONVERGENCIA

Rui Amann, Gestor do PROCONVERGENCIA

A política de coesão- os novos desafios e as novas políticas públicas

Duarte Rodrigues, Vice-Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P.

A inovação e a transferência de conhecimento

João Carlos Nunes, Diretor Científico do INOVA

Filipe Porteiro, Diretor Regional dos Assuntos do Mar

Boas práticas de inovação empresarial

Marcos Couto, Asinus Atlanticus

João Reis, Eco resort de Santa Bárbara

 

– Luís Amora, Com Certeza Gourmet

 

FOTOGRAFIAS